terça-feira, 22 de agosto de 2017

Quebra cabeça sobre o processo de urbanização e industrialização de Campina Grande- PB (Escola Itan Pereira- 09 de Agosto de 2017)

A intervenção teve o objetivo de ser a proposta inicial para o novo projeto de intervenção, sobre o processo de urbanização, industrialização, mudanças no campo brasileiro e sua relação com a paisagem.
O quebra cabeça contem peças de fotos de Campina Grande-PB, onde mostra tempos e lugares diferentes, onde quando montado pelos alunos os mesmos tinham que fazer uma análise e interpretação das paisagens do quebra-cabeça, como a comparação antiga e atual do açude velho por exemplo.
Para isso, os alunos foram levados para o auditório da escola, divididos em grupos e proposto um desafio:quando todo o quebra-cabeça estivesse pronto o grupo ganhava doces, a premiação envolvia a semana do estudante. Portanto, ao mesmo tempo que os discentes tinham os primeiros contatos com a temática do novo projeto também se divertiam com as comemorações da semana do estudante.
Apesar das dificuldades da intervenção, pois o material foi feito a mão e alguns alunos, pela dificuldade de colocação de certas peças, se recusaram a continuar, mas no final todos os grupos cumpriram a dinâmica e o esforço foi recompensatório.
O uso deste recurso também serviu, como em outra intervenção, para à análise da percepção dos alunos com paisagens geográficas, onde os que tiveram facilidade em montar o quebra-cabeça demonstraram também fácil interpretação das paisagens, por outro lado, os que tiveram dificuldades na montagem também a tiveram na interpretação das imagens.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário