sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Plano de aula sobre formação dos continentes e placas tectônicas - Materiais didáticos: Formação dos continentes com mapas mudos e Biscoito Tectônico

Biscoito tectônico: está atividade teve por objetivo explicar aos alunos como ocorre os limites entre as placas tectônicas quando acontece o choque no interior da Terra, abordando os limites convergentes, divergentes e transformantes.
O material didático utilizado foi composto por acesso a internet, biscoitos recheados de chocolate, prato, guardanapo, recipiente pequeno para os biscoitos, lápis hidrocor, folhas de papel ofício e tesoura para as placas de identificação de cada limite. Nesta atividade os alunos puderam observar como ocorrem estes fenômenos geológicos e em seguida foi solicitado pelo professor para que identificassem cada limite das placas tectônicas. 

Biscoito Tectônico: Limites entre placas tectônicas
Fonte: Arquivo bolsista, Valmir Bruno, 2017.

Formação dos continentes com mapas mudos: Essa atividade consistiu na utilização de mapas mudos em forma de quebra cabeça para explicar a separação dos continentes desde a origem do supercontinente Pangeia, depois a divisão entre os dois continentes Laurásia e Gondwana até a formação dos nossos continentes existentes do nosso planeta Terra nos dias atuais: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.
Os utensílios didáticos utilizados para a elaboração deste material foram: acesso à internet para pesquisa, mapas mudos dos seis continentes impressos, folhas de papel ofício, lápis hidrocor e tesoura.
Formação dos continentes com mapas mudos 
Fonte: Arquivo bolsista, Valmir Bruno, 2017.

Continentes
Fonte: Arquivo bolsista, Valmir Bruno, 2017.

Europa e Ásia
Fonte: Arquivo bolsista, Valmir Bruno, 2017.

 América
Fonte: Arquivo bolsista, Valmir Bruno, 2017.

 África, Oceania e Antártica
Fonte: Arquivo bolsista, Valmir Bruno, 2017.






Bolsista: Valmir Bruno de Souza Aguiar
E.E. E. F. MARIA EMÍLIA DE OLIVEIRA ALMEIDA
Aula realizada em 30 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário