quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Artigo

Artigo publicado e apresentado no Congresso Nacional de Práticas Educativas
Autor (1): Dayane Galdino Brito; Co-autor (1): Josandra Araújo Barreto de Melo; Co-autor (2): Débora do Nascimento Fernandes Alencar

Bolsista do PIBID, Subprojeto Geografia, Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: dayanegaldinobrito2011@hotmail.com; Coordenadora da área de Geografia no PIBID, Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: ajosandra@yahoo.com.br; Professora Supervisora do PIBID na E.E.E.F.M. Professor Itan Pereira. E-mail:deboranassi@gmail.com

Resumo
Este trabalho analisa o projeto educacional desenvolvido no âmbito do Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB, numa turma do 1° ano do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, em que o capitalismo na produção do espaço geográfico foi abordado a partir da articulação das escalas geográficas global e local, mediante as charges e tirinhas humorísticas. Teve como objetivo auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia; compreender os fundamentos do sistema capitalista e sua atuação na produção do espaço mundial e local; formular um pensamento crítico acerca das contradições sócio-espaciais. Com isso, foram desenvolvidas utilizando charges e tirinhas, discussões em grupos, produções textuais e apresentações, além da confecção de maquetes sobre as contradições da cidade dos discentes e uma oficina de produção de charges e tirinhas. A partir do desenvolvimento das atividades, além do interesse que foi despertado, os discentes compreenderam que o modo de produção capitalista materializa no espaço contradições, seja no âmbito global, como no local.  Portanto, a linguagem dos quadrinhos constitui uma importante estratégia para despertar o interesse pela Geografia, além de contribuir para uma formação crítica e reflexiva do alunado.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Capitalismo, charges, tirinhas, espaço.

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