terça-feira, 22 de agosto de 2017

Gráfico de setores como recurso pedagógico para à aula sobre a diversidade cultural brasileira ( Escola Itan Pereira- 02 de Agosto de 2017)

A intervenção final do projeto população brasileira e os gráficos foi realizada com o objetivo de expor o último conteúdo da temática sobre a diversidade cultural da população brasileira, como também promover a construção do último gráfico, o de setores ou pizza.
A intervenção foi um sucesso, pois teve boa aceitação dos alunos e foi possível, através dela, fazer uma análise do nível de entendimento sobre matemática dos alunos, onde para a construção e entendimento sobre o gráfico de setores foi preciso realizar alguns cálculos. Outro ponto importante da intervenção foi o diálogo sobre a diversidade cultural e étnica existente no Brasil.
A aula teve as seguintes etapas: Exposição de dados sobre a distribuição étnica da população, dados sociais da população por cor de pele e diálogo sobre as desigualdades existentes entre brancos, pardos, negros e indígenas.
Posteriormente foi feito uma atividade de levantamento de dados, onde cada aluno dizia  a raça que pertencia ou a que sentia mais familiarizado, depois foi colocado no quadro a distribuição da turma por etnia, promovendo assim um debate intenso sobre temas atuais, como preconceito e racismo.
Por fim, os dados foram transformados em gráficos de setores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário