quinta-feira, 13 de julho de 2017

Sequência didática Ásia: aspectos físico e sociais. (Escola Maria Emília - 9° "C") " A imagética como recurso didático no ensino de Geografia"

Bolsista: Vanessa Vasconcelos da Silva 

Sequência Didática II
Tema: Ásia: Aspectos físico e sociais.

Objetivos:
  •          Analisar a localização do continente asiático;
  •          Compreender a movimentação sísmica a partir de análises sobre o relevo;
  •          Estudar o clima e bem como índices hidrográficos;
  •      Entender os problemas ambientais;


Conteúdos: 
  • Localização e algumas característica
  • O relevo e a atividade sísmica;
  • A hidrografia;
  • O clima e a vegetação;
  • Um continente com diversos problemas ambientais;

Série: 9ª ano "C"

Material Utilizado: lousa; lápis; livro didático; imagens (paisagens), globo e mapas. 

Desenvolvimento:  

1ª etapa (08/05/2017// 01 aulas): Apresentação do continente asiático, localizando e exibindo os contrastes físicos e sociais. Utilizamos o globo e um mapa representativo e relembramos bacias hidrográficas apontando a Cordilheira do Himalaia como um grande divisor de águas.

2ª etapa (09/04/2017// 2 aulas): Aula expositiva e dialogada sobre a hidrografia da Ásia. Discutimos sobre os principais rios e seu respectiva importância para determinadas regiões. Apresentamos imagens dos principais rios e realizamos atividade com mapa do continente, no qual foi pedido que os alunos encontrassem os rios mencionados na aula, a partir de informação pré comunicadas.

3ª etapa (15/05/2017// 1 aulas): Aula sobre relevo e atividades sísmicas do continente asiático, utilizando mapas do livro didático. Associamos as grandes elevações a movimentação de placas latente no continente.

4ª etapa (16/05/2017// 2 aulas): Aula expositiva com utilização de data show para apresentação das paisagens representativas da vegetação e do clima. Realização de atividade em equipe, cada grupo recebeu uma imagem, por meio de sorteio um grupo teria que responder a que clima o grupo oposto se referia. 







Avaliação: Realizada com base na participação por meio das atividades e discussões propostas no decorrer das aulas, buscando atingir uma melhor compreensão a respeito dos conteúdos, levando os alunos a questionarem e exporem suas opiniões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário