Bolsista: Vanessa Vasconcelos da Silva
Sequência Didática II
Tema: Ásia: Aspectos físico e sociais.
Objetivos:
- Analisar a localização do continente asiático;
- Compreender a movimentação sísmica a partir de análises sobre o relevo;
- Estudar o clima e bem como índices hidrográficos;
- Entender os problemas ambientais;
Conteúdos:
- Localização e algumas característica
- O relevo e a atividade sísmica;
- A hidrografia;
- O clima e a vegetação;
- Um continente com diversos problemas ambientais;
Série: 9ª ano "C"
Material Utilizado: lousa; lápis; livro didático; imagens (paisagens), globo e mapas.
Desenvolvimento:
1ª etapa (08/05/2017// 01 aulas): Apresentação do continente asiático, localizando e exibindo os contrastes físicos e sociais. Utilizamos o globo e um mapa representativo e relembramos bacias hidrográficas apontando a Cordilheira do Himalaia como um grande divisor de águas.
2ª etapa (09/04/2017// 2 aulas): Aula expositiva e dialogada sobre a hidrografia da Ásia. Discutimos sobre os principais rios e seu respectiva importância para determinadas regiões. Apresentamos imagens dos principais rios e realizamos atividade com mapa do continente, no qual foi pedido que os alunos encontrassem os rios mencionados na aula, a partir de informação pré comunicadas.
3ª etapa (15/05/2017// 1 aulas): Aula sobre relevo e atividades sísmicas do continente asiático, utilizando mapas do livro didático. Associamos as grandes elevações a movimentação de placas latente no continente.
4ª etapa (16/05/2017// 2 aulas): Aula expositiva com utilização de data show para apresentação das paisagens representativas da vegetação e do clima. Realização de atividade em equipe, cada grupo recebeu uma imagem, por meio de sorteio um grupo teria que responder a que clima o grupo oposto se referia.
Avaliação: Realizada com base na participação por meio das atividades e discussões propostas no decorrer das aulas, buscando atingir uma melhor compreensão a respeito dos conteúdos, levando os alunos a questionarem e exporem suas opiniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário