sábado, 3 de junho de 2017

Quebra cabeça sobre a regionalização do Brasil (Escola Itan Pereira)

Esta intervenção, realizada em 29 de Março de 2017 foi de grande importância para uma reflexão teórico-metodológica. A utilização do quebra cabeça serviu para montagem, com as unidades federativas do Brasil, do mapa das cinco regiões do território brasileiro. A intervenção mostrou como uma simples metodologia pode provocar grandes ensinamentos sobre formas e recursos didáticos para o ensino de geografia. Foi visível o gosto da turma pelo recurso do quebra cabeça e a aula serviu de exercício final para compreensão do conteúdo e para um posterior exercício de aprendizagem. Toda via, a mesma intervenção mostrou como alguns alunos não conseguiam compreender a posição no mapa dos estados e por não saberem o significado das siglas os colocavam erroneamente na montagem do quebra cabeça. Estados como Minas Gerais foram colocados onde era a Bahia e o Ceará onde era Roraima, mostrando como discentes do ensino fundamental II ainda não compreendem muitas posições geográficas do Brasil e os  mapas ainda são elementos ingognitíveis.




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