No dia 1 de junho, na turma do 1º ano "A", na E.E. São Sebastião, realizou-se uma intervenção que buscava nos alunos ensinamentos sobre o tema abordado em aulas anteriores, que foi a "Cartografia", utilizando de um recurso simples que é o quebra-cabeça, dividi a turma em quatro grupos, com media de 4 alunos por grupo, e distribui em cada grupo um quebra-cabeça de mapas de diferentes tipos, de forma eficaz a grande maioria dos grupos conseguiram montar o quebra-cabeça em um tempo hábil. Logo em seguida questionei: Que tipo de mapa era aquele que foi montado?, todos conseguiram responder, logo após sorteie entre eles questões sobre calculo de escalas geográficas, onde em um período de 5 minutos solicitei a resolução de tal questão sorteada, onde boa parte conseguiu resolver, ganhando assim uma pontuação, para finalizar esta intervenção pedi que criassem um titulo ao mapa montado e o associa-se a um conteúdo abordado em Geografia, ou seja produzir uma pequena historia associando diretamente a conteúdos abordados em Geografia, dentre os conteúdos associados pelos discentes ganhou a destaque a questão das migrações , os diferentes domínios morfoclimáticos, a questão dos índices de violência em diferentes estados. Onde os discentes apresentaram aos outros grupos suas produções e o que melhor se saiu ganhou uma premiação.
Diante desta intervenção percebi que os discentes puderam assimilar o conteúdo abordado, tendo esta intervenção obtido resultado positivo diante da proposta realizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário