terça-feira, 4 de julho de 2017

Análise da turma 8º Ano C

Aplicação de Questionário

      O primeiro momento da intervenção na turma foi marcado por aplicação de um questionário: A pesquisa se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Oliveira de Almeida, no bairro Presidente Médice  em Campina Grande – PB. A turma escolhida foi a do 8º Ano C, do turno da Manhã, com 20 alunos, numa faixa etária entre 10-17 anos, durante a aula de Geografia, onde é implantado o Projeto de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. Neste dia,  só estavam em sala apenas 18 alunos que se dispuseram a responder o questionário.



APLICAÇÃO E RESULTADOS
            Primeiro questionamento: O que é o Meio Ambiente?


 Figura 01: Resultados referentes ao questionamento: O que é o Meio Ambiente?                                                       Março/ 2017

O segundo questionamento se refere a opinião dos discentes a problemas ambientais existentes na escola?
  Figura 2: Resultados referentes ao questionamento: Em sua opinião, existem problemas        ambientais na escola?

Em caso afirmativo, sobre os problemas percebidos na escola, os alunos responderam:



Na figura 2, os problemas ambientais em destaquesão a falta de água, Lixo, Ambientes arborizados, que realmente alguns dos ganham ênfase em relação à crise hídrica que Campina Grande enfrentou nos últimos meses e pelo qual está superando graças às chuvas e transposição do Rio São Francisco, porém os outros são consequências do processo acelerado de urbanização que destrói espaços em prol de melhor estrutura de acordo com o sistema capitalista.

        O terceiro questionamento frisava se esses problemas ambientais o incomodavam? Segue abaixo os resultados obtidos na figura 3:


Figura 3: Resultados referentes ao questionamento: Você se incomoda com esses problemas ambientais na escola?

          O quarto questionamento faz referência aos responsáveis pelo surgimento destes problemas ambientais na escola:

Figura 4: Resultados referentes ao questionamento: Em sua opinião, quem são os responsáveis pelo surgimento de problemas ambientais na escola?

            O que podemos analisar nesta figura 4 é que boa parte deles relatam que eles mesmos são causadores destes problemas, onde a minoria também se responsabiliza pelos problemas. 
            Já o quinto questionamento dará ênfase a quem é o responsável para solucionar tais problemas:
 Figura 5: Resultados referentes ao questionamento: Em sua opinião, quem são os responsáveis pela solução desses problemas na escola?

          Nestas respostas apresentadas na figura 5 verifica-se que os discentes acreditam que a diretora é a responsável maior pela solução destes problemas, o que não convêm, pois todos são responsáveis, pois além de frequentarem o ambiente cotidianamente, é uma questão importante tanto para as relações sociais como também para a qualidade de vida deles e de futuras gerações.

        Como mostrar a figura 6, o ambiente escolar de acordo com os discentes é um ambiente seguro, porém desorganizado, mal cuidado, sujo e não iluminado. Sendo menos expressivas as características limpo e bem cuidado.
            Este próximo questionamento ira levar em contam se os alunos percebem problemas ambientais no entorno de onde residem. O resultado é expressivo, a maioria percebe “sim” problemas ambientais.  Cerca de 89 %. Como mostra abaixo a figura 7:


 Figura 6: Resultados referentes ao questionamento: Como você considera o ambiente escolar?

           

 Figura 7: Resultados referentes ao questionamento: Você percebe problemas ambientais na área ou entorno de onde você mora?


          Diante dos resultados apresentados anteriormente, se fez necessário o conhecimento de quais são estes problemas vistos pelos discentes. E de forma expressiva, o lixo foi o que teve maior destaque (75%), seguido da falta de água (13%), Poluição sonora e desmatamento com o mesmo percentual 6%. Segue abaixo a figura 8 com os dados proporcionados:
Figura 8: Resultados referentes ao questionamento: Quais problemas ambientais estão presente no entorno de suas residências?

            Nesta próxima pergunta a resposta predominante foi não jogar lixo nas ruas, já que observador em respostas anteriores a constante presença de resíduos nas vias publicas. Em seguida fica a questão da economia de água realmente pela crise hídrica que o município se encontrava com maior intensidade no mês de Março do ano corrente. Depois plantar árvores e uso de bicicleta para se deslocar. Segue a figura 9 com os dados referidos: 

Figura 9: Resultados referentes ao questionamento: Como você acha que as pessoas podem colaborar para melhorar e/ ou conservar o ambiente em que vivem?
           
       Dentre os melhoramentos ou métodos para minimizar a problemática ambiental segundo os discentes da instituição pesquisada estaria não jogar o lixo no chão (37%), auxilio de discentes na coleta de lixo no entorno de suas residências (26%), economizar água (16%), outros não estão fazendo para conservar ou melhorar o meio.



Figura 10: Resultados referentes ao questionamento: O que você tem feito para melhorar e/ ou conservar o ambiente em que vive?

            Por fim, o último questionamento frisava se os discentes gostariam de participar de algum projeto de Educação ambiental, mais de 80% deles gostariam sim de participar, como mostra a Figura 10 abaixo:


            Diante desse resultado positivo em relação à participação do projeto de Intervenção na escola,  a pesquisa proporcionou sugestões para trabalhar os temas "Desenvolvimento econômico e social" e "Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável" voltando principalmente para questões ambientas e os incentivando a pensarem de maneira crítica como as ações antrópicas podem influenciar no Meio Ambiente de maneira positiva ou  negativa.

Bolsista: Ariana Rafaela Cavalcanti Lima

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