Aplicação de Questionário
O primeiro momento da intervenção na turma foi marcado por aplicação de um questionário: A pesquisa se deu na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Maria Oliveira de Almeida, no bairro Presidente Médice em Campina Grande – PB. A turma escolhida foi
a do 8º Ano C, do turno da Manhã, com 20 alunos, numa faixa etária
entre 10-17 anos, durante a aula de Geografia, onde é implantado o Projeto de
Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. Neste dia, só estavam em sala apenas 18 alunos que se dispuseram a
responder o questionário.
APLICAÇÃO
E RESULTADOS
Primeiro
questionamento: O que é o Meio Ambiente?
Figura 01:
Resultados referentes ao questionamento: O que é o Meio Ambiente? Março/ 2017
O
segundo questionamento se refere a opinião dos discentes a problemas
ambientais existentes na escola?
Figura 2:
Resultados referentes ao questionamento: Em sua opinião, existem problemas ambientais
na escola?
Em
caso afirmativo, sobre os problemas percebidos na escola, os alunos
responderam:
Na
figura 2, os problemas ambientais em destaquesão a falta de água, Lixo, Ambientes
arborizados, que realmente alguns dos ganham ênfase em relação à crise hídrica
que Campina Grande enfrentou nos últimos meses e pelo qual está superando graças às chuvas e transposição do Rio São Francisco, porém os outros são consequências do processo acelerado
de urbanização que destrói espaços em prol de melhor estrutura de acordo com o
sistema capitalista.
O terceiro questionamento frisava se esses
problemas ambientais o incomodavam? Segue abaixo os resultados obtidos na
figura 3:
Figura 3: Resultados
referentes ao questionamento: Você se incomoda com esses problemas ambientais
na escola?
O
quarto questionamento faz referência aos responsáveis pelo surgimento destes
problemas ambientais na escola:
Figura 4: Resultados
referentes ao questionamento: Em sua opinião, quem são os responsáveis pelo
surgimento de problemas ambientais na escola?
O que podemos analisar nesta figura 4 é que boa parte
deles relatam que eles mesmos são causadores destes problemas, onde a minoria
também se responsabiliza pelos problemas.
Já o quinto questionamento dará ênfase a quem é o
responsável para solucionar tais problemas:
Figura 5: Resultados
referentes ao questionamento: Em sua opinião, quem são os responsáveis pela
solução desses problemas na escola?
Nestas
respostas apresentadas na figura 5 verifica-se que os discentes acreditam que a diretora é a responsável maior pela solução destes problemas, o que não
convêm, pois todos são responsáveis, pois além de frequentarem o ambiente
cotidianamente, é uma questão importante tanto para as relações sociais como
também para a qualidade de vida deles e de futuras gerações.
Como mostrar a figura 6, o ambiente escolar de acordo com
os discentes é um ambiente seguro, porém desorganizado, mal cuidado, sujo e não
iluminado. Sendo menos expressivas as características limpo e bem cuidado.
Este próximo questionamento ira levar em contam se os
alunos percebem problemas ambientais no entorno de onde residem. O resultado é
expressivo, a maioria percebe “sim” problemas ambientais. Cerca de 89 %. Como
mostra abaixo a figura 7:
Figura 6: Resultados
referentes ao questionamento: Como você considera o ambiente escolar?
Figura 7: Resultados
referentes ao questionamento: Você percebe problemas ambientais na área ou
entorno de onde você mora?
Diante
dos resultados apresentados anteriormente, se fez necessário o conhecimento de quais
são estes problemas vistos pelos discentes. E de forma expressiva, o lixo foi o
que teve maior destaque (75%), seguido da falta de água (13%), Poluição sonora
e desmatamento com o mesmo percentual 6%. Segue abaixo a figura 8 com os dados
proporcionados:
Figura 8: Resultados
referentes ao questionamento: Quais problemas ambientais estão presente no
entorno de suas residências?
Nesta próxima pergunta a resposta predominante foi não
jogar lixo nas ruas, já que observador em respostas anteriores a constante
presença de resíduos nas vias publicas. Em seguida fica a questão da economia
de água realmente pela crise hídrica que o município se encontrava com maior intensidade no mês de Março do ano corrente. Depois
plantar árvores e uso de bicicleta para se deslocar. Segue a figura 9 com os
dados referidos:
Figura 9: Resultados
referentes ao questionamento: Como você acha que as pessoas podem colaborar
para melhorar e/ ou conservar o ambiente em que vivem?
Dentre
os melhoramentos ou métodos para minimizar a problemática ambiental segundo os
discentes da instituição pesquisada estaria não jogar o lixo no chão (37%),
auxilio de discentes na coleta de lixo no entorno de suas residências (26%),
economizar água (16%), outros não estão fazendo para conservar ou melhorar o
meio.
Figura 10: Resultados
referentes ao questionamento: O que você tem feito para melhorar e/ ou
conservar o ambiente em que vive?
Por fim, o último questionamento
frisava se os discentes gostariam de participar de algum projeto de Educação
ambiental, mais de 80% deles gostariam sim de participar, como mostra a Figura
10 abaixo:
Diante desse resultado positivo em
relação à participação do projeto de Intervenção na escola, a pesquisa proporcionou sugestões para trabalhar os temas "Desenvolvimento econômico e social" e "Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável" voltando principalmente para questões ambientas e os incentivando a pensarem de maneira crítica como as ações antrópicas podem influenciar no Meio Ambiente de maneira positiva ou negativa.
Bolsista: Ariana Rafaela Cavalcanti Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário