sábado, 8 de julho de 2017

Continuação das aulas sobre Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável

Sequência das aulas

      Como ficou combinado que as aulas seriam na Unidade II do livro didático* onde a mesma é dividida em dois capítulos ("Desenvolvimento econômico e social" e "Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável") e que cada capítulo foi trabalhado da melhor forma possível para proporcionar aos alunos um aprendizado com eficácia, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentaríamos, como por exemplo imprevistos (reuniões, eventos...) no dias das aulas, todavia isso não fez com que não tentássemos melhorar o conhecimento dos alunos, sendo que trouxemos além de explicações do livro didático, utilizamos a internet (em sites confiáveis) a favor de trazer para eles informações que não estivesse no livro, porém não deixando de os incentivar à leitura e sempre enfatizamos a problemática sobre a dificuldade da escola pública, onde nem todos os alunos têm oportunidade de ter um livro didático em suas mãos e eles o tinham e deviam aproveitar isso e dar valor. As aulas eram subsidas por meio de música, vídeos e imagens impressas, mas nem todas as aulas era possível o uso de equipamentos tecnológicos.
       Através das aulas fazia-se necessário pedir para os alunos fazerem algumas pesquisas para os incentivar a estudar, como também para questão de avaliação. No entanto, nem todos faziam, mas tiveram alguns que sempre se destacaram, como é o caso do aluno Vinícius Amorim Oliveira que além de fazer as pesquisas, ainda quis apresentar para todos, mostrando um comprometimento e responsabilidade. O que deixou para nós foi um sentimento de que todos os nossos esforços valeram a pena!
       

 
Uso de imagens impressas em sala de aula:


      A atividade a seguir é sobre a História das coisas, onde foi utilizado embalagens de produtos do uso comum de todos nós para que os alunos, tomando por base os documentários vistos na aula anterior: "A História das coisas (Os objetos de consumo)" e "A relação do homem com a natureza e o meio ambiente que o rodeia ...Um vídeo muito comovente" e então observassem e anotassem por quais Setores da Economia (Setores Primário, Secundário e Terciário) cada produto passou até chegar ao consumidor final. E também não esquecemos de enfantizar sobre a importância de não jogar essas embalagens em qualquer lugar e os incentivando à uma consciência ambiental e sobre a importância da reciclagem dos resíduos sólidos para um melhoramento na qualidade de vida dos seres vivos de  nosso planeta.


  
 As duas fotos a seguir mostra o aluno Vinícius Amorim Oliveira apresentando uma pesquisa sobre Sustentabilidade:




     
        As aulas tiveram sequência e para concluir foi aplicado outras atividades em sala de aula, uma delas também foi o uso de Caça-palavras sobre questões ambientais, onde após de encontrarem as palavras os mesmos iriam fazer um texto as utilizando, e mais uma vez o aluno Vinícius Amorim Oliveira deixou  sua marca e desempenho, mostrando que além de uma aluno exemplar, é um jovem muito talentoso, pois fez em sala de aula uma rima sobre os problemas ambientais (Segue no vídeo abaixo):











*Referência: LUCCI, Elian Alabi.  Geografia: Homem e espaço. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. – 27. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2015. 

Bolsista: Ariana Rafaela Cavalcanti Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário