Artigo publicado e apresentado no Congresso Nacional de Práticas Educativas
Autor (1): Dayane Galdino Brito; Co-autor (1):
Josandra Araújo Barreto de Melo; Co-autor (2): Débora do Nascimento Fernandes
Alencar
Bolsista
do PIBID, Subprojeto Geografia, Universidade Estadual da Paraíba. E-mail:
dayanegaldinobrito2011@hotmail.com; Coordenadora da área de Geografia no PIBID,
Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba. E-mail:
ajosandra@yahoo.com.br; Professora Supervisora do PIBID na E.E.E.F.M. Professor
Itan Pereira. E-mail:deboranassi@gmail.com
Resumo
Este trabalho analisa o projeto educacional desenvolvido
no âmbito do
Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência – PIBID/UEPB, numa turma do 1°
ano do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, em
que o capitalismo na produção do espaço geográfico foi abordado a partir da
articulação das escalas geográficas global e local, mediante as charges e
tirinhas humorísticas. Teve como objetivo auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia;
compreender os fundamentos do
sistema capitalista e sua atuação na produção do espaço mundial e local;
formular um pensamento crítico acerca das contradições sócio-espaciais. Com
isso, foram desenvolvidas utilizando charges e tirinhas, discussões em grupos,
produções textuais e apresentações, além da confecção de maquetes sobre as
contradições da cidade dos discentes e uma oficina de produção de charges e
tirinhas. A partir do desenvolvimento das atividades, além do interesse que foi despertado, os discentes
compreenderam que o modo de produção capitalista materializa no espaço
contradições, seja no âmbito global, como no local. Portanto, a linguagem dos quadrinhos constitui
uma importante estratégia para despertar o interesse pela Geografia, além de
contribuir para uma formação crítica e
reflexiva do alunado.
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Capitalismo, charges, tirinhas, espaço.
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