Foi proposto um conteúdo que não constava no livro didático e foi destacado a relação do mesmo com o conteúdo sobre população brasileira. Antes de adentrar no conteúdo sobre população foi mostrado alguns dados pluviométricos subjetivos e feito uma tabela com esses dados. Seguidamente foi construído dois gráficos com esses dados, o de barra e o de linha. Seguidamente foi usado dados populacionais de Campina Grande-PB e feito coletivamente com os alunos.
Foi perceptível à aprovação dos discentes com o conteúdo proposto, foi visível também o fácil aprendizado dos alunos com os gráficos, assim como a falta de entendimento de outros, mas a primeira vista a relação entre o uso do recurso do quadro e da atividade proposta feita em caderno obteve êxito.
Foi proposto, em outro momento uma atividade com dados sobre a quantidade de alunos da sala e construído um gráfico com esses dados, seguidamente foi exposto dados de diversas variáveis, e praticado atividades desenvolvida em caderno.
A atividade sobre a quantidade de alunos foi harmoniosa, o fato de os alunos se identificarem com os procedimentos e com o conteúdo ajudou na relação ensino-aprendizagem, a correção individual dos gráficos feitos em caderno mostrou como a maioria da turma estava compreendendo bem o conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário